domingo, 19 de dezembro de 2010

Métodos Estratigráficos

Os métodos estratigráficos dividem-se em químicos, físicos e paleontológicos.
Neste post falarei de alguns métodos físicos.

Depósito de varvas:

Varvas- depósitos sedimentares finos, rítmicos. A sua cor varia consoante o seu teor de matéria orgânica entre tons mais claros e mais escuros. A sua ciclicidade indica os períodos sazonais nos quais as zonas mais claras são as temporadas mais quentes e as mais escuras as temporadas mais frias.


Dendrocronologia:

Este método diz respeito ao crescimento de árvores. Anualmente formam-se anéis de crescimento das árvores. A sua espessura pode variar, com condições favoráveis esta é maior do que em condições que não são tão vantajosas que torna os anéis menos espessos.

Liquenometria:

Usado principalmente no estudo de avanços glaciares. Este método avalia o diâmetro de liquens de grande longevidade.

Tefrocronologia:

Método que implica a individualização das camadas de tefra (material peroclástico projectado em erupções vulcânicas) que forma uma camada utilizada como guia em estudos estratigráficos.

Radiocronologia:

Usualmente chamada como “datação absoluta” é feita pelo estudo de elementos isótopos no processo de decaimento radioactivo.

Magnetostratigrafia:

Estuda as características magnéticas de rochas com diferentes idades. Sabe-se que há inversões na polaridade do campo magnético terrestre, ciclicamente.
Diz-se polaridade normal quando esta é igual à actual (o fluxo do campo magnético vão do pólo Sul magnético ao Norte magnético). Quanto a polaridade inversa, é o opsto.

Resistividade:

A resistividade eléctrica dos materiais é uma medida correspondente à reacção que estes têm ao fluxo de corrente eléctrica. As rochas possuem uma alta resistividade. No entanto, nem todas correspondem da mesma maneira, podendo tornar-se uma característica que pode diferenciar camadas sem estarem afloradas.

Estratigrafia Sísmica:

Consiste na emissão, recepção e registo de ondas que atravessam o material. Este corresponde de maneira diferente conforme a sua estrutura e constituição. Desta forma, é possível identificar estruturas constituintes do subsolo.

Termoluminiscência:

Propriedades que os minerais têm ao emitir luz quando expostos a baixas temperaturas. Através da comparação da intensidade da radiação nuclear com a da termoluminiscência pode determinar-se a idade do último aquecimento de o mineral sofreu. É útil, essencialmente, para a arqueologia e vulcanologia.


Referências:

VERA TORRES, J. A. – Estratigrafia: Principios y métodos – Editorial Rueda, 1994, Madrid

http://geopor.pt/gne/geocabula/faqs/tilito.html

http://www.oceanografia.ufba.br/ftp/Geologia_Marinha/AULA_6%20_Metodos_Datacao.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário